Os levitas eram pessoas encarregadas exclusivamente da adoração no A.T? Essa aplicação serve para os
- Diego Ferreira
- 1 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
É comum ouvirmos em algumas congregações e até mesmo algumas pessoas leigas chamarem ministros de louvor ou alguém envolvido com a música de “Levitas”. Mas é correto utilizarmos esse termo nos dias atuais? É bíblico?
Para discutirmos sua aplicabilidade, primeiramente precisamos entender o surgimento desse termo.
O termo “Levita” surgiu a partir dos descendentes da tribo de Levi. Levi foi um dos filhos de Jacó, nascido de seu relacionamento com Lia (Gn 35:23 – Gn 29:34).
Durante a escravidão sofrida pelo povo de Israel no Egito, a partir de Levi, surge Moisés e Arão (Ex 6:16-20) que provavelmente são os representantes da tribo de Levi mais conhecidos e lembrados na história antiga, juntamente com Miriã que era irmã dos dois.
Quando o tabernáculo foi instituído por Deus por intermédio de Moisés no meio de seu povo, Arão e seus filhos foram escolhidos pelo Senhor para serem sacerdotes (Ex 28:1), e uma outra parte da tribo que não era da família, formada por pequenos clãs para trabalharem em diversas outras funções auxiliadoras em dedicação ao Senhor (Nm 8:9-11). Tais funções incluíam, cuidar os utensílios do templo, do deslocamento dos objetos, montagem e desmontagem da tenda do tabernáculo e tudo que lhe pertencia. Até mesmo a função de carregar e proteger a Arca da Aliança era papel exclusivo dos levitas (Arão e seus filhos) (Nm 1:50 – Nm 4).
Até aqui não há menção de trabalhos musicais, que posteriormente foi uma outra tarefa que o rei Davi instituiu (1Cr 15:22). Bem como serem porteiros, vigias, cuidar dos móveis e dos alimentos que eram apresentados como oferta no templo (1Cr 9:26-33).
E o que o Novo Testamento fala a respeito?
Quando Cristo vem e institui uma nova aliança, não encontramos qualquer menção sobre os levitas ou “Ser Levita”. Ele diz que nossa adoração deve ser “em espirito e em verdade”, e que são esses os adoradores que o Pai procura (Jo 4:23).
Pedro declara que todos os salvos são sacerdotes que trabalham para a expansão do Reino de Deus: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).
Sabendo-se disso, biblicamente não é correto chamarmos os ministros de louvor ou músicos de levitas, pois, os levitas eram descendentes da tribo de Levi, encarregados de inúmeras funções. Não havia exclusividade quanto a trabalhos musicais e de adoração à Deus. E como vimos, hoje, todos nós, somos chamados para adorar e proclamar a palavra do Senhor.

Kommentarer